Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 1 de junho de 2011

Rolim de Moura

Esse é o meu querido Rolim de Moura. O município é um importante pólo regional, sendo a cidade mais populosa e economicamente ativa do que chamam Zona da Mata Rondoniense. Com uma população de 50.648 habitantes (IBGE/2010) e área de 1.458 km², Rolim de Moura é uma região de influência, abrangendo os municípios de Alta Floresta d'Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Castanheiras, Nova Brasilândia d'Oeste, Novo Horizonte d’Oeste, Parecis, Santa Luzia d'Oeste e São Filipe d'Oeste, totalizando uma população de cerca de 151.000 habitantes e área de 19.664 km².
         As principais fontes de recursos da microrregião são a agropecuária e a indústria madeireira.
         Entre as lavouras de relevância estão as de arroz, café, milho e feijão. A pecuária extensiva ocupa grande espaço geográfico, que abriga 1.572.113 cabeças de gado; o crescimento do rebanho microrregional está estagnado pela superlotação das pastagens.
         O município também passa por um forte movimento de migração do rebanho de corte para o leiteiro devido a instalação de novas indústrias de processamento de leite.
DISTRITOS
Nova Estrela de Rondônia: o único distrito de Rolim de Moura, situado na RO-010 a 25 km da sede do município. É um dos mais modernos distritos de Rondônia, contendo um Posto Policial e um pequeno terminal rodoviário entre as rodovias que liga Rolim de Moura aos municípios de Pimenta Bueno e Cacoal.
ZONA RURAL
A zona rural rolimourense é traçada por estradas vicinais paralelas numeradas, chamadas na região de "linhas". A distância entre uma linha e outra é em média 4 km. No centro da cidade no sentido Norte-Sul passa a linha 184, as demais linhas são paralelas e sua numeração acompanha a quilometragem.

0 comentários:

Postar um comentário