Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 7 de dezembro de 2011

CHUPINGUAIA - Índios são beneficiados com curso de manejo do óleo da Copaíba

Aprendendo o extrativismo de forma sustentável, índios das etnias Latundê e Aikanã concluíram na ultima sexta-feira (02) as atividades do Plano Básico Ambiental (PBA), desenvolvido durante quatro anos pela equipe da Hidrelétrica Chupinguaia, que favoreceu oficinas de capacitação para extrair o óleo da copaíba, sua comercialização, entre outros. O encerramento do curso foi realizado com a entrega de certificados e uma confraternização.
De acordo com Eroná de Oliveira Lopes, sócio-proprietário da Hidrelétrica, as ações junto às duas comunidades indígenas iniciaram em 2007, após ser realizado um diagnóstico Socioantropológico e Ambiental naquela localidade, levantando dados acerca das principais características, como o tipo de vegetação, de fauna e as atividades produtivas para a fundamentação do Plano Básico Ambiental. “Como foi encontrado um número expressivo de copaíbeiras na reserva, decidimos então proporcionar um conhecimento técnico e prático mais adequado para a extração do óleo, realizado por meio de um profissional; a idéia era fazer algo que viesse trazer verdadeiramente benefícios a eles”, ressaltou.
A Oficina de capacitação sobre o manejo de óleos de copaíbeiras aconteceu na aldeia central, conhecida como Tubarão Gleba, tendo como instrutor o engenheiro florestal de Porto Velho – Reisso Soeiros, que orientou sobre a importância de se observar as condições físicas para a extração dos óleos, entre outras questões importantes para executá-la com responsabilidade, visando um óleo puro e apropriado para a comercialização.
Todo o material utilizado foi doado pela Hidrelétrica, a fim de facilitar o manejo e incentivar a comunidade para uma extração lucrativa, previsto no PBA e executado dentro do conhecimento da FUNAI – Fundação Nacional do Índio.
Aos olhos do cacique Devair Adriano Aikanã, de 31 anos, o curso e a execução do PBA na comunidade indígena foi uma grande conquista aos cerca de 250 índios Tubarão Latundê e Aikanã, que aprenderam técnicas modernas para a extração de óleo, além de serem beneficiados por uma série de fatores, como um espaço multiuso para a realização de cursos e atividades sociais, um veículo de transporte a ficar sob a responsabilidade de um funcionário da Funai, mas para uso restrito às necessidades dos índios, máquinas e materiais de costura para as mulheres da aldeia, roçadeiras, e materiais de segurança para a prática de extração dos óleos e para a reserva do produto, entre outros. “Por vezes recebemos promessas de melhorias, mas na prática a conversa sempre era diferente. Quando a equipe da Hidrelétrica Chupinguaia apareceu foi feito promessas que foram cumpridas à risca, deixando-nos orgulhosos e felizes porque melhorou nossa qualidade de vida, ajudando nossa comunidade a trabalhar de forma adequada, sem prejudicar nosso maior tesouro, a natureza”, disse o cacique.
As ações foram concluídas com a entrega de certificado de capacitação dos índios, entrega do restante do material previsto no PBA, e com apresentações da cultura indígena, como canções tradicionais.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Chupinguaia









1 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Fabiana,
Grande reportagem e belíssimas fotos.
Parabéns!

Postar um comentário