Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 2 de maio de 2012

ENCONTRO DE AEROMODELISMO ELÉTRICO ATRAI PRATICANTES

Por Fabiana Cortez
 Promovendo o esporte e reunindo praticantes de todo o estado de Rondônia, um grupo de amantes do aeromodelismo elétrico realizou no final de semana (28 e 29 de abril) em Rolim de Moura o 1º Encontro da categoria esportiva. Movidos por controle remoto, as decolagens e voos dos aeromodelos chamaram a atenção de quem passava pela Pista de Kart, onde o encontro aconteceu.
O evento iniciou na tarde de sábado, quando foram realizados os ajustes dos aeromodelos e alguns testes na pista de kart, onde a entrada era gratuita. De acordo com o organizador do evento, Evaldo de Jesus, que integrou ao grupo de praticantes da modalidade há somente quatro meses, a ideia do encontro foi a de divulgar o esporte na região, visando a integração de novos praticantes ao grupo, que em Rolim de Moura já conta com oito membros. “Acho que muitos que hoje praticam o aeromodelismo elétrico, tinham quando criança o sonho de pilotar uma aeronave, então através dessa prática é possível se realizar, funcionando ainda como terapia”, enalteceu. Segundo Evaldo, o encontro também foi possível porque contou com o apoio da Autarquia Municipal de Esportes, que contribuiu com o local para a realização do mesmo.
Feitos de isopor, madeira baobá ou até mesmo confeccionados em fibras, os aeromodelos elétricos em sua maioria são fabricados manualmente, havendo inúmeros modelos, seguindo originalidade e personalidade do esportista. Movidos a bateria e guiados por controle remoto, o empresário e fabricante de aeromodelos, Demerson Rocha, que veio de Ji-Paraná para participar do encontro, revela que para “pilotar” um avião é necessário que o praticante seja cauteloso, mantenha visão do aeromodelo e que acima de tudo tenha uma boa coordenação motora.  “Descobri o esporte há quatro anos e depois de aprender a voar nunca mais deixei o aeromodelismo elétrico, sobretudo pelos bens à saúde impulsionados por ele. É como uma válvula de escape aos desgastes diários e que combate todo o estresse”, disse ele.
Apesar de apresentar uma aparência de brinquedo, Demerson assegura que a prática já é considerada esporte, havendo no exterior pessoas que hoje ganham a vida como piloto de aeromodelo elétrico. “A primeira informação que todos devem saber é que o aeromodelismo é um hobby para adultos e não um brinquedo, principalmente no exterior, onde já acontecem grandes competições de aeromodelismo com praticantes reconhecidos como pilotos de aeromodelo elétrico, um profissional da modalidade”, revelou.
Se há uma idade específica permitida para integrar à prática, Demerson conta que não, no entanto recomenda que o mesmo seja praticado por maiores de 14 anos, essencialmente por se tratar de um esporte, mas já existem menores de 14 anos que também conseguem controlar um aeromodelo com responsabilidade e técnica.
O encontro reuniu pilotos de Ji-Paraná, Ouro Preto, Presidente Médici, Alvorada d’Oeste, Vilhena, Rolim de Moura, Jarú dentro outros município. O empresário Marcio Campus de Oliveira, por exemplo, veio de Jarú para participar do evento. Com três anos de aeromodelismo, ele conta que é possível fazer diversas manobras nos ares, libertando a alma ao voar com o pé no chão. “É muito bom dominar o aeromodelo, que nos faz sentir leves, como se também estivesse voando junto”.
Os aeromodelos podem custar de R$600 até R$40 mil e podem ser comprados pela internet, ou de fabricantes como Demerson, que mora em Ji-Paraná e encontrou na prática do esporte uma alternativa de renda.
Aos que se interessaram pelo esporte, o grupo de amigos formado por moradores de municípios distintos revela que já existem no estado alguns clubes de aeromodelistas. Em Rolim de Moura, o praticante Maycon Silva dos Santos declarou que os encontros costumam ser semanais, no aeroporto do município, sentido BR 364 a 10 km da cidade. “Queremos aumentar o grupo de participantes no Estado com o intuito de fazer crescer o esporte em Rondônia, até mesmo para demonstrar o seu valor e torná-lo popular”, acrescentou.





4 comentários:

Amélia Passion disse...

Olá Fabiana, boa noite! Falo de Caxias do Sul/RS e gostaria de mandar um material para você, sobre um evento em RO. Qual seu email de contato? Se puderes retornar, meu email é marcela@ameliapassion.com.br
Um abraço,
Marcela Bantle

William Oliveira disse...

Olá gostaria de saber onde e como posso tah comprando um aeromodelo...sou facinado por isso! Meu email: w.bs@hotmail.com

ben almeer disse...

Wow, todos son planos que buscan mejores y agradable. Tener Rc-plano es realmente una diversión. Me encanta mi aeromodelismo afición. Tuve un helicóptero del rc nombrado como 4 canales helicóptero rc. Helicóptero de 4 canales de 2,4 GHz con rotor de cola a un precio increíble! El modelo tiene un aspecto muy realista y sus 4 canales significa que puede moverse en seis direcciones - izquierda, derecha, atrás, adelante, arriba, abajo y girar a la izquierda oa la derecha sobre su eje, como se mueve como un helicóptero real!
Regard's,
Ben Almeer,
Click Nitrotek.es

Zenildo Soares disse...

Parabéns pelo trabalho.

Postar um comentário