Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sábado, 12 de abril de 2014

Com oito meses de implantação, Sistema de Monitoramento de Segurança reduz ocorrências policiais.


Foto: Lauane Sena/ G1

(Por Fabiana Cortez)
O sistema foi lançado em julho do ano passado, uma iniciativa da Polícia Militar com o apoio de representações locais e Prefeitura.
As câmeras de Monitoramento de Segurança de Vilhena tem chamado a atenção das autoridades públicas de todo o Estado. Pioneira no sistema em Rondônia, outras cidades da região também começaram o projeto em busca do mesmo sucesso obtido na cidade na queda expressiva de ocorrências policiais.
Até agora o sistema contou com um investimento de R$660 mil, incluindo um ano de manutenção. Das 20 já existentes, a meta é atingir 33 câmeras, todas com a mobilidade para vigiar tudo que acontece num ângulo de 360 graus, além de aproximar objetos numa distancia de até 1 km.
Desde a sua instalação, a queda na criminalidade reduziu em 42% nas proximidades dos aparelhos, além disso, os acidentes de trânsito também diminuíram. O tenente coronel Paulo Sérgio Gonçalves, comandante do 3º Batalhão da Polícia Militar, explica que essa estatística tem a ver com o receio do público. “Acabamos com a farra dos delinquentes em praticar crimes em áreas públicas, com a ação agilizada da Polícia Militar na repreensão dos delitos, e criamos novos hábitos entre os condutores de veículos, que agora circulam dentro da velocidade permitida no trânsito”, enalteceu. O comandante informou ainda que as gravações ficam arquivadas por um prazo de 30 dias, agindo na prevenção e repreensão ao crime e na solução de crimes na cidade, uma vez que estão presentes em áreas estratégicas de Vilhena.
Para facilitar o mapeamento das câmeras, um quadro da cidade foi disposto na parede da Central, localizada uma sala isolada no 3º BPM, dessa forma qualquer ocorrência nas proximidades das câmeras são facilmente identificadas pela PM, assegurando agilidade no atendimento às ocorrências.

0 comentários:

Postar um comentário