Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quinta-feira, 5 de julho de 2012

Estação de Tratamento do Esgoto entra em fase experimental

(Por Fabiana Cortez)
Iniciada as obras de Esgotamento Sanitário em Rolim de Moura no mês de outubro de 2010, parte das ações que consiste no tratamento dos resíduos domiciliares já foi concluída. A Estação de Tratamento do Esgoto (ETA), localizada próximo ao bairro centenário, já segue em fase experimental, conforme informou o diretor comercial da empresa responsável pela execução da primeira etapa das obras, George Ramalho.
Segundo George, o teste das lagoas responsáveis pelo tratamento do esgoto é de suma importância para que não hajam falhas a partir do momento que iniciar o processo de coleta, indispensável no contexto do Saneamento Básico.
Enquanto as duas lagoas são testadas, os trabalhos de implantação da rede de esgoto prosseguem pelos bairros da cidade. George informou que a princípio cerca de 500 famílias serão contempladas com os serviços, onde no primeiro momento está sendo investido R$15 milhões, obtidos por meio de um convenio com a Fundação Nacional de Saúde – Funasa.
O engenheiro responsável pela ETA, Eduardo Gomes, foi quem explicou como funcionará a Estação. “As lagoas de estabilização, baseadas dois princípios fundamentais (respiração e fotossíntese), atuarão no processo de sintetização da matéria orgânica, de modo a tratar a água de esgoto, para que deixe de ser um problema ao meio ambiente”.
O sistema de lagoas de resíduos orgânicos, segundo ele, é considerado como uma das soluções mais convenientes e que já foram adotados por diversos países em desenvolvimento, em virtude da eficiência. “Vale ressaltar que quando executada da maneira correta, resulta ainda em uma redução significativa dos proplemas sociais, englobando tratamento de saúde, poluição do lençol freático, dentre outros problemas”, alegou George Ramalho.
Visando a conscientização da população, uma série de atividades relacionadas às primeiras comunidades que serão contempladas com a rede de esgoto, a empresa responsável pela etapa da Obra, Coenco Construções, em parceria com a secretaria Municipal de Assistência Social, já iniciou algumas ações sociais, tanto com a comunidade, como com os alunos de escolas do entorno da primeira área a ser beneficiada, localizadas no bairro Centenário, para levar mais informações de como funcionarão as coletas e sua importância para a saúde.
A dona de Casa, Marlene Alves, não vê a hora de usufruir da rede de esgoto. Já elucidada pela agente de saúde que atende seu bairro, ela disse que muita coisa vai melhorar quando a Estação entrar em funcionamento. “É bom que as autoridades estejam se adequando às normas estabelecidas para o saneamento básico, porque eu tenho preocupação com as futuras gerações e o quanto antes for feito pela população, melhor será para todos”, informou.
A obra vem sendo considerada uma das maiores de Esgotamento Sanitário em Rondônia e vai atender a população mesmo em desenvolvimento no decorrer de 30 anos, sem a precisão de novas adequações. A meta é que todo o projeto seja concluído até 2014, prevendo uma cobertura de 100% da população urbana, onde cerca de 35 mil habitantes serão beneficiados.
A coleta, o tratamento e a disposição ambientalmente adequada do esgoto sanitário são fundamentais para a melhoria do quadro de saúde da população do município, tendo um efeito direto na redução dos gastos públicos com serviços de saúde.

0 comentários:

Postar um comentário