Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 9 de novembro de 2012

Suspeita de Febre Aftosa começa a ser afastada

(Fabiana Cortez)
 A morte de dois bezerros em uma propriedade rural localizada na Linha 15, próximo ao Travessão para a Linha 13, região de Nova Brasilândia d’Oeste, levou a Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril de Rondônia – Idaron a realizar o isolamento preventivo num raio de três quilômetros da área suspeita de doença vesicular. Além do controle de trânsito, através de barreiras sanitárias, cerca de 60 profissionais do Órgão atuam dia e noite no Plano de Ação preventivo, que conta ainda com o apoio de policiais militares.
O alerta iniciou após o proprietário dos animais relatar a morte e suspeita ao Idaron, registrada no ultimo dia 1º, quando os animais apresentaram sintomas de desidratação e lesões. No mesmo dia amostras sorológicas e de tecidos foram coletados para análise. Logo no dia seguinte, o Órgão instalou na região o Plano de Ação Preventiva, medida tomada sempre que há qualquer sinal de enfermidade vesicular por menor que seja em busca de manter a sanidade animal até um diagnóstico preciso. Na amostra sorológica o resultado para enfermidade vesicular foi negativa, no entanto ainda falta o resultado de outras amostras, informou o gerente de Defesa e Inspeção Sanitária Animal da Agência Idaron, Fabiano Alexandre dos Santos, que disse ainda que as atividades são realizadas dia e noite. “O trabalho consiste em visitas às propriedades do entorno para a análise clínica de outros animais e barreiras de controle”, explicou.
Na propriedade suspeita, ninguém entra ou sai até que todos os exames sejam concluídos. Em torno de 80 propriedades estão sendo visitadas por agentes da Idaron, que fazem avaliações clínicas e coletas de informações para a segurança da sanidade animal. “Desde que a ação iniciou mais de 500 animais já foram examinados individualmente dentro da área de foco. Trata-se de pequenas propriedades rurais, mas nem todas direcionadas à pecuária”, relatou Fabiano, que também fez um alerta.“Qualquer sinal sugestivo de doença vesicular, como lesões na língua ou no casco, bem como animais mancando, babando ou qualquer outro tipo de lesão suspeita deve ser imediatamente comunicado à Idaron”.
Pelas estradas que contornam o raio de contenção foram instalados postos de vigilância sanitária que fazem a desinfecção dos veículos e o controle de animais e subprodutos de origem animal, proibidos temporariamente de serem comercializados. Para evitar o prejuízo aos produtores que estão dentro da área de contenção, Fabiano Alexandre explicou que todo prejuízo ocasionado pela interdição será indenizado pelo Fundo de Apoio à Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia – FEFA/RO. Segundo o gerente, o Governo do Estado não tem medido esforços para ajudar nas ações, que contam ainda com total apoio da comunidade local, bem como da prefeitura Municipal.

1 comentários:

Blog do Chaddad disse...

OI Fabiana, o seu blog é muito bom, muitas informações. Peço que acesse o meu blog - www.blogdochaddad.blogspot.com Vamos trocar informações pelo email - carloschaddad@hotmail.com Um beijão...

Postar um comentário