Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 20 de novembro de 2012

Dia Mundial em Memória às vítimas de Trânsito é lembrado


(Por Fabiana Cortez)

Recordado sempre no terceiro domingo de novembro, conforme criação da Organização das Nações Unidas (ONU), a data foi enaltecida com a colocação de um outdoor em frente à Ciretran, localizada na Avenida 25 de Agosto, uma das vias mais movimentadas da cidade. O DETRAN colocou ainda uma cruz para cada vítima fatal, simbolizando as vidas interrompidas em acidentes nas rodovias da região, bem como no perímetro urbano.
Com mais de 20 mortes registradas em acidentes de trânsito em Rolim de Moura desde janeiro passado, o Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN), através da 10ª Circunscrição Regional de Trânsito (Ciretran), decidiu realizar no ultimo domingo (18) uma homenagem às vítimas mortas em lembrança ao Dia Mundial em memória às vítimas de trânsito.
Segundo o chefe local da 10ª Ciretran, a homenagem foi promovida visando sensibilizar os condutores para a importância de uma maior atenção no trânsito, que em 2012 foi bem acima dos registros do Corpo de Bombeiros no ano passado quando seis mortes foram registradas. “Foi um aumento expressivo e preocupante, com mais de 20 vidas interrompidas por causa de imprudência no trânsito. O DETRAN até encaminhou novos recursos para a melhoria na trafegabilidade, porém até agora o Município não iniciou o uso desses recursos e muito menos prestou conta do dinheiro”, enfatizou Mharlos.
O outdoor e as cruzes foram colocados na noite do ultimo sábado (17) e chamaram a atenção dos motoristas e motociclistas. A homenagem visou também enfatizar as demais vítimas de acidentes de trânsito, algumas delas marcadas por sequelas. “Só quem já perdeu um familiar em um acidente, ou vivenciou o sofrimento de alguém com sequelas em virtude da imprudência no trânsito sabe o sofrimento, que acaba sendo compartilhado”, disse a pedagoga Joice Aparecida.
Para o servidor público Everton Dias, por mais que haja boa intenção do DETRAN em sensibilizar as pessoas através desse tipo de manifestação, há ainda muitos condutores imprudentes circulando pelas ruas. “Mais do que isso, é necessário intensificar as medidas repressivas, como multas, porque a partir do momento que o condutor imprudente é atingido no bolso é possível afunilar os perigos nas ruas e rodovias, pois enquanto houver condutores inconsequentes dirigindo ou pilotando haverá vítimas no trânsito”, opinou.
Enquanto o DETRAN recordava a data, mais um jovem morreu na noite do ultimo sábado ao ser atropelado por um caminhão toureiro na entrada do pátio de um posto na Avenida 25 de Agosto, a mesma onde foram colocadas as cruzes e o outdoor. Sidney Pereira estava de carona com um colega em uma motoneta quando ao realizar uma manobra para entrar no posto de combustível, foi atingido pelo caminhão que também adentrava no posto. O jovem sofreu politraumatismo e morreu horas depois enquanto recebia cuidados médicos.

0 comentários:

Postar um comentário