Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Cheia do rio deixa moradores em estado de alerta

A cheia do Rio Anta registrada na noite do ultimo sábado em Rolim de Moura deixou muitos moradores em estado de alerta. Após uma chuva que durou quase um dia inteiro, em algumas regiões baixas dos bairros Beira Rio, Jardim Tropical e Centenário o rio transbordou, encobrindo ruas e deixando moradores ilhados.
No bairro Centenário, o rio tomou posse de uma quadra inteira nas afluências da rua Rondônia, dificultando o acesso até mesmo a pé. Moradores de casas localizadas próximo às margens do rio também enfrentaram momentos de angústia, principalmente após as 22h. Ali, a água ultrapassou o nível da ponta por volta das 18.
Na casa de Odacir José, na Avenida Belém, próximo a Rua Rondônia, durante a tarde a água já beirava as paredes da casa, horas depois já não era possível acessar a residência, porque o local ficou ilhado.
Alguns moradores da região informaram que há uns 15 dias máquinas da prefeitura estiveram no local e realizaram o alargamento do rio, visando impedir novas cheias no local, mesmo assim não foi possível evitar a situação. Eles contaram ainda que se não fosse a recente limpeza das margens do rio anta a água já teria alcançado as casas do entorno.
No bairro Beira Rio, a ponte da Avenida Boa Vista, de acesso ao Estádio Municipal “Cassolão”, também foi ocultada pela água. Por volta das 22h, alguns motociclistas arriscaram passagem pelo local, expondo à riscos de vida. O rio, que naquela região sempre é bem baixo, na ultima sexta-feira surpreendeu quem passou pelo local.
João Ferreira, que mora próximo daquela área, conta que os muros de um hotel, localizado aos fundos do Anta chegaram a ser acertados pela água. “Se chovesse mais um pouco o rio faria desabrigados no local”, contou.
Foi no bairro Jardim Tropical que a situação foi ainda pior e de acordo com relatos de moradores das proximidades da Travessa Paranavaí uma casa foi atingida pela enchente e a dona de casa, uma senhora aposentada que mora sozinha, negou-se a sair do local, mesmo com vizinhos oferecendo abrigo. Os bombeiros estiveram no local e também enfrentaram dificuldades em dialogar com a senhora.
Durante toda a noite o Corpo de Bombeiros permaneceu em alerta para possíveis resgates.
Segundo o secretário Municipal de Obras, Jenival Ferreira, reconhecendo as ameaças de alagamentos durante todo o mês de janeiro a secretaria realizou a limpeza e alargamento de vários igarapés e rios da cidade, o que evitou que o município enfrentasse grandes problemas nesse período.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário