Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual é lembrado em Rolim de Moura

         Em alusão ao dia de luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Rolim de Moura, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, realizou na ultima terça-feira diversos eventos durante o decorrer do dia, tais como uma noite cultural no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho.
          O dia iniciou com uma caminhada contra a violência sexual de crianças e adolescentes, que percorreu as principais ruas da cidade. A ação contou com a participação de diversos órgãos do município, entre eles: o PETI, a Partoral do Menor, CREAS, Conselho Tutelar e da Criança e Adolescente, profissionais do Fórum municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Convivência do Idoso e Escolas do Município.
         Durante a noite, Pais, filhos, profissionais ligados ao trabalho de proteção à criança e ao adolescente e alunos da rede pública de ensino lotaram o teatro municipal, onde aconteceu diversas apresentações teatrais e coreografias - apresentadas por alunos da rede pública de ensino, e uma palestra sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes, com a participação da Promotora de Justiça Doutora Karine Ribeiro Castro Stellato.
         O evento, que iniciou as 19:00h, foi uma continuidade do ciclo de palestras que já vinha acontecendo desde abril, porém, antes direcionado aos profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.
         Para a pedagoga Karenyne Morgana V. B. Nóbrega – especialista em enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes - a participação em massa da população foi um ponto importante, que garantiu o sucesso do evento. “No dia em que lutamos contra abusos e exploração, a participação da sociedade provou a preocupação com certos problemas existentes no sistema. É buscando conhecer fatores determinantes para o bem estar da criança que poderemos formar cidadãos. Instruí-los ainda crianças sem dúvida é a peça fundamental e é por isso que não cansamos de lutar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, enfatizou a pedagoga.
         A data para a luta foi instituída pela Lei Federal Nº. 9970/00, e foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, desconfigurada com ácido, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
Autora: Fabiana Cortez

0 comentários:

Postar um comentário