Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Ficha Limpa é aprovado no Senado e vai à sanção do presidente


O Projeto de Lei de iniciativa popular conhecido como Ficha Limpa, assinado por mais de 1,6 milhões de eleitores de todo o país, foi aprovado por unanimidade no plenário do Senado Federal. A matéria segue agora para sanção presidencial para que possa vigorar ainda nas eleições desse ano.

O debate do projeto pelos parlamentares iniciou na manhã desta quarta-feira (19), na  Comissão de Constituição e Justiça. Após quase três horas de discussões, onde alguns os senadores alegaram que o texto havia algumas imperfeições, a matéria foi aprovada por unanimidade.

Ao entrar em votação no plenário, depois que os lideres dos partidos assinaram uma moção solicitando uma votação extra-pauta, na terça (18), o projeto Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade pelos senadores.

Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a aprovação do projeto foi um marco na política nacional e na história do Senado. “Essa foi uma oportunidade dos senadores mostrarem a população brasileira que tem vontade de mudar o país e que estão dispostos a aperfeiçoar o sistema democrático.”, disse Gurgacz.

O senador pedetista afirmou ainda que a corrupção começa na hora da eleição. “Sabemos que a corrupção começa durante o período eleitoral, por isso combatemos profundamente a compra de voto e o abuso de poder econômico pelos políticos. Quem compra voto não tem compromisso com o país e com o eleitor”, declarou

Para o vice-presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, o projeto poderá valer para as eleições desse ano. “ sabemos que iremos ter muitos recursos na Justiça, mas esperamos que o projeto possa valer para esse ano, pois é um sonho da sociedade”, disse Raupp.

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em 2008, com a proposta de apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Entregue no dia 29 de setembro de 2009, o PLP arrecadou até o momento 1,6 milhão de assinaturas de eleitores e eleitoras de todo o país. Na ultima terça-feira (10/05), o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados.

0 comentários:

Postar um comentário