Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Rolim de Moura capacita Sangradores de Seringueira

(Por Fabiana Cortez)
Com base na ascensão do mercado de borracha natural e na renda alternativa, a Prefeitura de Rolim de Moura, juntamente com Ceplac e a Hevea-tec, iniciou nesta quarta-feira, 01.12, um curso de Sangradores de Seringueira. A idéia é investir na cultura, por meio da capacitação dos profissionais envolvidos na extração do látex, impulsionando a atividade na região. Cerca de 30 pessoas, entre acadêmicos, técnicos e heveicultores estiveram presentes.
Durante o primeiro dia do curso, coordenado pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Semam) e que segue até a próxima sexta-feira, 03.12, os participantes tiveram a oportunidade de aprofundarem seus conhecimentos teóricos sobre a maneira mais adequada para a realização da sangria, além de obterem dicas de como contabilizar o faturamento para a projeção da rentabilidade anual.
Para o palestrante, Lourival César Tavares, técnico Agrícola da Hevea-Tec de Rondonópolis – MT, quando se utiliza as técnicas apropriadas há um aproveitamento total do trabalho, evitando o desperdício do material, aumentando o lucro e o tempo de aproveitamento da árvore e atividade. “Não é somente chegar e cortar a casca; há uma importância no desenvolvimento corporal durante a sangria e a necessidade de se fazê-lo corretamente, favorecendo o desenvolvimento natural da árvore para que se possa ter um maior rendimento, sem queda na produção ou diferença no faturamento”, enalteceu Lourival.
            De acordo com o Secretário da Semam, Osní Ortiz, a meta é impulsionar o cultivo, tendo em vista o aumento da produção e maior aproveitamento da cultura na região da Zona da Mata. “É uma oportunidade que estão tendo para impulsionar a atividade, com aprofundamento no conhecimento do material utilizado na extração do látex e as formas adequadas para assim realizá-la”, ressaltou o Secretário.
Vídeos com as técnicas de sangria e uma palestra no campo marcaram o primeiro dia do Curso, iniciado no Auditório da Seman e continuado no Campus de Agronomia da Universidade Federal de Rondônia – Unir, localizada na Linha 184, km 15, ao lado norte.

0 comentários:

Postar um comentário