Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Caminhões pegam fogo após colidirem na BR 364, em Candeias do Jamari.

O grave acidente, ocorrido por volta das 06h:30min desta quarta-feira, 26, na BR 364, próximo a entrada da Usina de Samuel, em Candeias do Jamari, tirou a vida de duas pessoas.

Segundo informou a Polícia Rodoviária Federal – PRF, O caminhão tanque, de placas JXA-1511, era conduzida por Adam Gontijo, 33 anos, que transportava óleo diesel de Porto Velho para Machadinho D’Oeste. Já o Bi-trem seguia destino à Capital Rondoniense, carregada de bebidas alcoólicas.

No impacto, os caminhões foram tomados pelas chamas, as duas pessoas que encontravam-se no bi-trem morreram presas entre as ferragens, seus corpos ficaram totalmente carbonizados, conforme informações de populares, tratava-se de um casal, acredita-se que o motorista do Bi-trem seja Daniel David Vivela, uma vez que um documento neste nome foi localizado próximo ao acidente .O motorista do caminhão tanque foi socorrido em estado grave e encaminhado ao Hospital João Paulo II, na Capiral.

(Fabiana Cortez – com informações do site RondoniaAgora)

AUDIÊNCIA PÚBLICA PARA O LANÇAMENTO DO PLHIS EM ROLIM DE MOURA SERÁ NESTA QUINTA-FEIRA.

(Autor: Fabiana Cortez)
A Prefeitura Municipal de Rolim de Moura, através da Secretaria Municipal de Planejamento, Urbanismo e Desenvolvimento Econômico – SEMPLADE, realizará na próxima quinta-feira, 27, uma Audiência Pública de Lançamento das atividades do PLHIS - Plano Local Habitacional de Interesse Social. O evento acontecerá no auditório da Câmara dos vereadores, às 19:00h.

Quanto à importância dos moradores de Rolim de Moura, como do distrito de Nova Estrela, envolverem-se nas audiências, o secretário Municipal de Planejamento e Desenvolvimento - SEMPLADE, Edmilson Matos Cândido, relata:

- “O trabalho desempenhado pelos poderes executivos e legislativos são feitos exclusivamente pensando no bem estar da população, por este motivo, é primordial que todos estejam presentes nesta audiência, para que Plano seja elaborado da maneira à atender os anseios da população”.

Para o prefeito, Tião Serraia, participar das audiências realizadas pelo Executivo Municipal é uma forma de validar os seus direitos. “Todos devem se atentar que a participação ativa da sociedade ajuda garantir ações direcionadas aos seus desejos. Não é somente cobrar ou reclamar, é preciso que todos se unam para formular ações em prol da melhor qualidade de vida para os munícipes”, reforçou o prefeito, cobrando a participação pública.

O Plano Local de Habitação de Interesse Social - PLHIS é um instrumento de implementação do Sistema Nacional de Habitação – SNHIS, que visa promover o planejamento das ações do setor habitacional de forma a garantir o acesso à moradia digna.

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Homem fica pendurado pela pele a 50 metros do chão na av. Paulista em SP.

Do alto, Rafael Gnomo interagiu com internautas

(R7.com)

Um homem ficou suspenso por ganchos fincados na própria pele na avenida Paulista, região central de São Paulo, nesta quinta-feira (20). Rafael Mendes, mais conhecido como Rafael Gnomo, ficou pendurado a cerca de 50 metros do chão. 

Gnomo tem 23 anos e disse não sentir dor. Do alto, ele interage com internautas.

O ato é uma ação de marketing de uma nova série do canal de televisão por assinatura National Geographic.
 

Você também foi prejudicado pela falta de acesso à internet na ultima quarta-feira.

Os usuários do Acre e Rondônia ficaram sem internet, ontem (19), durante quatro horas e meia. Sem acesso, os internautas dessas regiões não conseguiram realizar transações bancárias no computador, em alguns caixas eletrônicos, nem compras com o cartão de crédito, além de atividades típicas da internet, como o uso de e-mails.
 
A assessoria de imprensa da prestadora informou que “o problema foi ocasionado por um acidente envolvendo uma retro-escavadeira em uma obra civil, danificando a fibra ótica a 14 quilômetros de Ji-Paraná, em Rondônia, afetando parcialmente serviços de fornecimento de internet em algumas localidades de todo o Acre e Rondônia. O problema foi localizado e, depois de quatro horas e meia, a internet foi restabelecida”.
 
Para algumas pessoas, a interrupção gerou muitos transtornos. “Perdi venda na minha loja e também não pude fazer uma compra na farmácia, porque não dava para passar o cartão. De alguma forma afetou também o telefone. Tentei ligar para Espírito Santo e caiu em Curitiba”, comenta a lojista Sandra da Costa.
 
“A falta da internet prejudicou totalmente nossos serviços. As pessoas procuraram a Lan house em busca de editais de concursos, jogos e redes sociais. Tem gente que acessa aqui diariamente para trabalhar na internet, eles utilizam a Lan como escritório”, comenta Utemara Cristina Silva, proprietária de uma Lan house.
 
Segundo a Telefônica Oi, prestadora do serviço no Acre, a situação já foi estabilizada.

Dia Nacional de Luta contra o Abuso e a Exploração sexual é lembrado em Rolim de Moura

         Em alusão ao dia de luta contra o abuso e a exploração sexual contra crianças e adolescentes, a Secretaria Municipal de Ação Comunitária de Rolim de Moura, através do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – Creas, realizou na ultima terça-feira diversos eventos durante o decorrer do dia, tais como uma noite cultural no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho.
          O dia iniciou com uma caminhada contra a violência sexual de crianças e adolescentes, que percorreu as principais ruas da cidade. A ação contou com a participação de diversos órgãos do município, entre eles: o PETI, a Partoral do Menor, CREAS, Conselho Tutelar e da Criança e Adolescente, profissionais do Fórum municipal, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, Centro de Convivência do Idoso e Escolas do Município.
         Durante a noite, Pais, filhos, profissionais ligados ao trabalho de proteção à criança e ao adolescente e alunos da rede pública de ensino lotaram o teatro municipal, onde aconteceu diversas apresentações teatrais e coreografias - apresentadas por alunos da rede pública de ensino, e uma palestra sobre o Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescentes, com a participação da Promotora de Justiça Doutora Karine Ribeiro Castro Stellato.
         O evento, que iniciou as 19:00h, foi uma continuidade do ciclo de palestras que já vinha acontecendo desde abril, porém, antes direcionado aos profissionais que trabalham diretamente com crianças e adolescentes.
         Para a pedagoga Karenyne Morgana V. B. Nóbrega – especialista em enfrentamento à violência contra crianças e adolescentes - a participação em massa da população foi um ponto importante, que garantiu o sucesso do evento. “No dia em que lutamos contra abusos e exploração, a participação da sociedade provou a preocupação com certos problemas existentes no sistema. É buscando conhecer fatores determinantes para o bem estar da criança que poderemos formar cidadãos. Instruí-los ainda crianças sem dúvida é a peça fundamental e é por isso que não cansamos de lutar pela garantia dos direitos das crianças e adolescentes do nosso município”, enfatizou a pedagoga.
         A data para a luta foi instituída pela Lei Federal Nº. 9970/00, e foi escolhida porque em 18 de maio de 1973 em Vitória-ES um crime bárbaro chocou todo o país e ficou conhecido como o “Crime Araceli”. Esse era o nome de uma menina de apenas 08 anos de idade que foi raptada, drogada, estuprada, desconfigurada com ácido, morta e carbonizada por jovens de classe média alta daquela cidade. Esse crime, apesar de sua natureza hedionda prescreveu impune.
Autora: Fabiana Cortez

5ª Sessão de Julgamento Urso Branco

Réu nega participação nas mortes no Urso Branco

Foi suspensa às 12h13 desta quinta-feira, 20, a quinta sessão de julgamento dos acusados pelas mortes no presídio Urso Branco. O Juiz Aldemir de Oliveira suspendeu a sessão por uma hora para o almoço. A suspensão foi logo após o interrogatório de Anderson de França (Besouro), o único, dos réus julgados hoje, que está presente no plenário do Tribunal do Júri de Porto Velho. Preso no interior do Estado, o outro réu, Adriano Alves (Pulga), deve chegar à capital no início da tarde

Durante o interrogatório o réu negou a autoria do crime. Segundo Besouro, ao invés de matar os outros presos, ele teria salvo a vida de um primo, que fazia parte dos presidiários jurados de morte (Seguro). O réu respondeu a perguntas do Juiz, dos Promotores Renato Puppio e Cláudio Woff, além do seu advogado, Walter Bernardo de Araújo, da Defensoria Pública. Ao final, alegou inocência.

Preso por disparo de arma fogo, latrocínio e roubos, o réu tem 35 anos de pena com a soma das várias condenações. Já cumpriu sete anos. Atualmente está preso no presídio Urso Panda, também em Porto Velho.

4ª Sessão de Julgamento Urso Branco absolve dois réus.

O Argumentos da defesa convenceram os jurados

Os dois acusados, Gledistone Muniz da Silva (Mucambo) e Rogério Barbosa do Nascimento (Gera), julgados nos dias 17 e 18 de maio em mais uma sessão do Juri do Caso Urso Branco, foram absolvidos pelos Jurados, que não reconheceram a autoria dos réus nas 27 mortes, ocorridas no dia 1º de janeiro de 2002, no Presídio.

Por uma votação apertada, nos dois casos, quatro dos jurados acataram o argumento da defesa, de que não havia provas suficientes para condenar os réus. Três dos jurados votaram pela condenação. Com a maioria dos votos pela absolvição, o quarto quesito, relacionado à qualificadora do crime, emprego de meio cruel, ficou prejudicado.
A Sentença, que geralmente demora a sair, justamente por causa dos cálculos das penas, sempre multiplicadas pelo número de vítimas e também acrecidas dos agravantes, pela primeira vez, ocorreu de forma mais rápida. Na sentença, o juiz apenas declarou "improcedente a pretensão punitiva estatal descrita na denúncia" e determinou a expedição de alvará de soltura pelo processo. Os dois ainda têm pena a cumprir de outras condenações.
Para o defensor público Roberto Harlei, o fato de terem sido ouvidas duas testemunhas durante essa quarta sessão de julgamento, foi fundamental para que houvesse a absolvição de Gera e Mucambo. "Elas deram mais subsídios para que fosse comprovada a inocência dos réus na acusação de participação nas mortes, durante a rebelião".
Após a sentença, o Juiz Aldemir de Oliveira agradeceu as partes pelo bom nível do debate, aos jurados pela disposição na tarefa de julgar e ao público que acompanhou o julgamento. A exemplo das outras sessões, também com condenações, declarou: "Tenho certeza de que a decisão tomada pelos senhores hoje é o melhor para a sociedade".

Ficha Limpa é aprovado no Senado e vai à sanção do presidente


O Projeto de Lei de iniciativa popular conhecido como Ficha Limpa, assinado por mais de 1,6 milhões de eleitores de todo o país, foi aprovado por unanimidade no plenário do Senado Federal. A matéria segue agora para sanção presidencial para que possa vigorar ainda nas eleições desse ano.

O debate do projeto pelos parlamentares iniciou na manhã desta quarta-feira (19), na  Comissão de Constituição e Justiça. Após quase três horas de discussões, onde alguns os senadores alegaram que o texto havia algumas imperfeições, a matéria foi aprovada por unanimidade.

Ao entrar em votação no plenário, depois que os lideres dos partidos assinaram uma moção solicitando uma votação extra-pauta, na terça (18), o projeto Ficha Limpa foi aprovado por unanimidade pelos senadores.

Para o senador Acir Gurgacz (PDT-RO), a aprovação do projeto foi um marco na política nacional e na história do Senado. “Essa foi uma oportunidade dos senadores mostrarem a população brasileira que tem vontade de mudar o país e que estão dispostos a aperfeiçoar o sistema democrático.”, disse Gurgacz.

O senador pedetista afirmou ainda que a corrupção começa na hora da eleição. “Sabemos que a corrupção começa durante o período eleitoral, por isso combatemos profundamente a compra de voto e o abuso de poder econômico pelos políticos. Quem compra voto não tem compromisso com o país e com o eleitor”, declarou

Para o vice-presidente do PMDB, senador Valdir Raupp, o projeto poderá valer para as eleições desse ano. “ sabemos que iremos ter muitos recursos na Justiça, mas esperamos que o projeto possa valer para esse ano, pois é um sonho da sociedade”, disse Raupp.

A Campanha Ficha Limpa foi lançada em 2008, com a proposta de apresentar ao Congresso Nacional um projeto de lei de iniciativa popular sobre a vida pregressa dos candidatos. Entregue no dia 29 de setembro de 2009, o PLP arrecadou até o momento 1,6 milhão de assinaturas de eleitores e eleitoras de todo o país. Na ultima terça-feira (10/05), o projeto foi aprovado na Câmara dos Deputados.

“Esquecer é permitir. Lembrar é combater”

Sei que hoje já é dia 20 de Maio, mas mesmo assim não poderia deixar passar a impunidade do Brasil à crimes de tamanha atrocidade como ao que ocorreu em 1977 com a pequena Araceli...A história começa assim:

Araceli vivia com o pai Gabriel Sanches Crespo, eletricista do Porto de Vitória, a mãe Lola, boliviana radicada no país, e o irmão Carlinhos, alguns anos mais velho que ela. Na casa modesta, localizada na Rua São Paulo, bairro de Fátima, era mantido o viralata Radar, xodó da menina, que o criava desde pequenino. Segundo o escritor José Louzeiro que acompanhou o caso de perto e o transformou no livro "Araceli, Meu Amor" - o nome Radar foi escolhido pela garota "para que o animal sempre a encontrasse". Araceli estudava perto de casa, no Colégio São Pedro, na Praia do Suá, e mantinha urna rotina dificilmente quebrada. Ela saía da escola, no fim da tarde, e ia para um ponto de ônibus ali perto, quase na porta de um bar, onde invariavelmente brincava com um gato que vivia por ali.
     No dia 18 de maio de 1973, uma sexta-feira, a rotina de Araceli foi alterada. Ela não apareceu em casa e o pai, num velho Fusca, saiu a procurá-la pelas casas de amigos e conhecidos, até chegar ao centro de Vitória. Nada. A menina não estava em lugar algum. Só restou a Gabriel comunicar a Lola que a filha estava desaparecida e que tinha deixado seu retrato em redações de jornais, na esperança de que fosse, realmente, somente um desaparecimento. No dia seguinte, quando foi ao colégio para conseguir mais informações, Gabriel ficou sabendo que a menina tinha saído mais cedo da escola. De acordo com a professora Marlene Stefanon, Araceli tinha "ido embora para casa por volta das quatro e meia da tarde, como a mãe mandou pedir num bilhete".
 
     Suspeitas sobre a mãe da menina
     Na véspera, Lola tivera uma reação aparentemente normal ao constatar a demora da filha em chegar em casa. Primeiro, ficou enervada; depois, preocupada. No sábado, tarde da noite, sofreu uma crise nervosa e precisou ser internada no Pronto Socorro da Santa Casa de Misericórdia. Ainda no início do processo, acabariam pesando sobre ela fortes suspeitas e graves acusações. Lola foi apontada como viciada e traficante de cocaína, fornecedora da droga para pessoas influentes da cidade e até amante de Jorge Michelini, tio de Dantinho. E mais: ela era irmã de traficantes de Santa Cruz de La Sierra, para onde se mudou tão logo o caso ganhou dimensão, deixando para trás o marido Gabriel e o outro filho, Carlinhos. Não se sabe até onde Lola facilitou ou estimulou a cobiça dos assassinos em relação a Araceli. 
     Menina era usada no tráfico de drogas
     A respeito de Dantinho e de Paulinho Helal, dizia-se que uma de suas diversões durante o dia era rondar os colégios da cidade em busca de possíveis vítimas, apostando na impunidade que o dinheiro dos pais podia comprar. Dante Barros Michelini era rico exportador de café (tão ligado a Dantinho que chegou a ser preso, acusado de tumultuar o inquérito para livrar o filho). Constanteen Helal, pai de Paulinho, era comerciante riquíssimo e poderoso membro da maçonaria capixaba. Seus negócios também incluíam imóveis, hotéis, fazendas e casas comerciais. Já o eletricista Gabriel, seu maior tesouro era a filha. No domingo, ele foi à delegacia dar queixa, onde lhe foi dito que tudo seria feito para encontrar Araceli. Na Santa Casa, ele contou a Lola o resultado de sua busca e falou da garantia dos policiais de que tudo acabaria bem. Lola pareceu não acreditar - e chorou. O escritor José Louzeiro não tem dúvida:
     Lola foi, indiretamente, a causadora do hediondo crime de que sua filha foi vítima. "Na sexta-feira, a mando da mãe, Araceli tinha ido levar um envelope no edifício Apoio, no Centro de Vitória, ainda em construção, mas que já tinha uns três ou quatro apartamentos prontos, no 8º andar. A menina não sabia, mas o envelope continha drogas. Num dos apartamentos, Paulinho Helal, Dantinho e outros se drogavam. Ela chegou, foi agarrada e não saiu mais com vida", conta o escritor. 
     O que aconteceu realmente com Araceli Cabrera Crespo talvez nunca se saiba. E talvez, seja bom mesmo não conhecer os detalhes, tamanha é a brutalidade que o exame de corpo delito deixa entrever. A menina foi estupidamente martirizada. Araceli foi espancada, estuprada, drogada e morta puma orgia de drogas e sexo. Sua vagina, seu peito e sua barriga tinham marcas de dentes. Seu queixo foi deslocado com um golpe. Finalmente, seu corpo - o rosto, principalmente - foi desfigurado com ácido. 
     Corrupção e cumplicidade da polícia 
     Seis dias depois do massacre da menina, um moleque caçava passarinhos num terreno baldio atrás do Hospital Infantil Menino Jesus, na Praia Comprida, perto do Centro da capital. Mas o que ele encontrou foi o corpo despido e desfigurado de Araceli. Começou, então, a ser tecida uma rede de cumplicidade e corrupção, que envolveu a polícia e o judiciário e impediu a apuração do crime e o julgamento dos acusados por uma sociedade silenciada pelo medo e oprimida pelo abuso de poder.
     Dois meses após o aparecimento do corpo, num dia qualquer de julho de 1973, o superintendente de Polícia Civil do Espírito Santo, Gilberto Barros Faria, fez uma revelação bombástica. Ele afirmou que já sabia o nome dos criminosos, vários, e que a população de Vitória ficaria estarrecida quando fossem anunciados, no dia seguinte. Barros havia retirado cabelos de um pente usado por Araceli e do corpo encontrado e levado para exames em Brasília. confirmando que eram iguais.
Por que a providência? Até então, havia dúvidas que era de Araceli o corpo
     que apareceu desfigurado no terreno baldio. Gabriel sabia que era o da filha - ele o reconheceu por um sinal de nascença, num dos dedos dos pés. Mas Lola disse o contrário. Assim que se recuperou, ela foi ao IML reconhecer o corpo e afirmou que não era de sua filha. Louzeiro recorda um outro fato a respeito disso, altamente elucidativo. Certo dia, Gabriel levou o cachorro Radar ao IML só para confirmar, ainda mais sua certeza. Não deu outra: mesmo com a gaveta fechada, animal agiu realmente como um radar, como Araceli premonizara, e foi direto à geladeira onde estava o corpo de sua dona.
  
     O delegado muda de opinião
     Porém, sem que explicasse o porquê (na noite anterior, ele tivera um encontro com Dante Michelini), Barros Faria mudou de opinião e, ao invés de estarrecer a população de Vitória, provocou riso e deboche por uma lado, e revolta, por outro. O assassino de Araceli, segundo ele, era um velho negro, demente, que perambulava pela Praia do Suá, perto da escola da menina. Começava a escalada de suborno, ou de medo. Coisa que não fazia parte do caráter de um sargento da Polícia Militar, lotado no serviço secreto, e de um vereador do MDB de Vitória. O primeiro, Homero Dias, acabaria pagando com a vida as investigações que fez. Certo de que estava mexendo em casa de marimbondos, o sargento Homero procurava se cercar de muito cuidado durante suas investigações. Tudo que apurava, ele comunicava a seu superior imediato, o capitão Manoel Araújo, também delegado de polícia, em quem confiava. A esposa, Elza, e ao sogro, João Dias, confidenciou certa vez: "Já tenho material para incriminar muita gente. Acho que o capitão Araújo já pode interrogar o filho de Constanteen Helal."
     Repentinamente, Homero foi afastado do caso pelo próprio capitão Araújo e recebeu ordens de perseguir o traficante José Paulo Barbosa. o Paulinho Boca Negra, na ilha do Príncipe. Na operação, Homero foi atingido nas costas e morreu. O próprio Boca Negra diria depois, na Penitenciária de Vitória, até ser calado para sempre, tempos após, com 27 facadas:
"Quem matou o sargento Homero foi o soldado da PM que estava com ele. Eu vi quando ele atirou."
O vereador era Clério Vieira Falcão, falecido há cerca de seis anos, que travou incansável luta para botar na cadeia os assassinos de Araceli. Ele deflagrou uma campanha, que repercutiu em todo o país, exigindo a apuração do crime e a apuração dos culpados, que apontava: Dante de Brito Michelini, Paulo Constanteen Helal e a amante deste, Marisley Fernandes Muniz, viciada em drogas. O nome dela surgiu no caso graças à paciente investigação feita pelo perito Asdrúbal de Lima Cabral, o Dudu, que, com a ajuda de seu colega carioca Carlos Éboli, também muito contribuiu para que o caso não fosse esquecido. Louzeiro recorda, por exemplo, que certa ocasião Dudu seguiu a mãe de Araceli, Lola, até São Paulo. Ela tinha saído de Vitória vestida praticamente como uma mendiga e, num hotel da capital paulista, vestira roupas elegantes e embarcara num avião para a Bolívia. Motivo: comprar drogas para a gangue dos acusados, mesmo após a morte da filha.
     Eleito deputado, Clério Falcão conseguiu formar urna CPI para apurar o caso, que obteve mais resultados que a própria polícia. Ouvida na CPI, Marisley Fernandes declarou que o casarão do Jardim dos Anjos era reduto de festas de filhos de milionários, onde se consumia grandes quantidades de cocaína e LSD.
O corpo de Araceli, segundo as investigações, teria sido levado num Karmann-Ghia do Edifício Apolo para o Bar Franciscano, onde ficou dentro de uma geladeira. Posteriormente, o corpo teria sido conduzido à Santa Casa de Misericórdia, com a cumplicidade do funcionário do serviço de necrópsia Arnaldo Neres, que viraria depois dono de funerária. Finalmente, o cadáver da menina foi deixado no terreno baldio. Muita gente viu e soube do que estava acontecendo durante aqueles dias. Os carrascos de Araceli fizeram tudo quase abertamente, tal a certeza da impunidade. O inquérito policial não passou de uma farsa e o longo processo judicial não conseguiu transformar evidências em provas.
Ainda assim, em agosto de 1977, o juiz Hilton Sily (falecido em abril passado), determinou a prisão de Dante de Brito Michelini e Paulo Constanteen Helal, pelo assassinato de Araceli, e de Dante Barros Michelini, acusado de tumultuar o inquérito para livrar o filho. Em outubro do mesmo ano eles já estavam soltos e o juiz havia sido "promovido" a desembargador. Em 1980, Dantinho e Paulinho foram julgados e condenados, mas a sentença foi anulada. Em novo julgamento, realizado em 1991, os reús foram absolvidos.
     O crime já prescreveu. Mas o Caso Araceli é uma ferida que nunca cicatrizou completamente. Mexer com o assunto em Vitória ainda desperta medo, revolta e incredulidade.




sexta-feira, 14 de maio de 2010

BENEFICIÁRIOS DO PROGRAMA BOLSA FAMÍLIA PARTICIPAM DE AUDIÊNCIA NO BAIRRO INDUSTRIAL EM ROLIM DE MOURA.

A Secretaria Municipal de Ação Comunitária, através da Coordenação do Programa Bolsa Família de Rolim de Moura, promoveu durante a tarde desta quinta-feira, 13, mais uma audiência pública com beneficiários atendidos pelo programa do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à fome. O encontro aconteceu às 16:00h, no Clube do Kluska - localizado no bairro Industrial. Destinado às mães que moram no bairro Industrial, todos foram alertados sobre a necessidade da permanência na escola e do cumprimento da agenda de saúde para a manutenção do benefício. “Mesmo sendo insignificante o numero de evasão nas escolas, procuramos frequentemente cobrar dessas mães a responsabilidade no acompanhamento escolar dos filhos”, destacou Paola Gasques – Coordenadora do Programa Bolsa Família em Rolim de Moura.
A audiência teve como objetivo acompanhar e esclarecer dúvidas referente ao programa do governo federal. Além disso, o encontro contou com uma palestra relacionada à saúde - ministrada pela nutricionista Djenane e uma confraternização no encerramento do encontro.
Segundo a Secretária de Ação Comunitária, Ana Maria Ferraz, cerca de 90% dos convidados compareceram ao evento, onde foi destacado a responsabilidade e autoridade dos pais em relação aos filhos. “Hoje o município contém mais de 4 mil beneficiários regulares, para que o município possa contribuir com estas famílias é primordial que todos estejam dentro das conformidades, por isso mensalmente realizamos esses tipos de encontro. Além disso, com grande frequencia buscamos capacitar nossos profissionais para atender essas famílias, só assim garantiremos melhores qualidade de vida à população menos favorecida” relatou.
No ensejo, a coordenadora alertou: “Os pais devem ficar atentos à frequencia escolar dos filhos, que exige no mínimo 85% de participação escolar, estarem sempre regulares com seus cartões de saúde e informar qualquer alteração em sua vida social, como o nascimento de um filho, alteração salarial, mudança de endereço, entre outras questões estabelecidas no cadastro do programa”.
A manutenção do benefício, as condicionalidades de freqüência escolar e do acompanhamento de saúde devem ser obedecidos por todos, caso contrário o benefício fica bloqueado. O controle é feito mensalmente pela gestão do Bolsa Família, com o apoio das Secretarias Municipais de Ação Comunitária, Saúde e Educação.
O bairro Industrial foi a terceira localidade à receber a audiência de instrução da Equipe do Bolsa Família. De acordo com Ana Maria, as audiências serão aplicadas em todos os bairros do município, assim como ocorreu no Bairro Cidade Alta, bem como no São Cristóvão.
autor: Fabiana Cortez

Rolim de Moura sedia I Encontro de Profissionais da Educação.


         Na tarde de quinta-feira, 13, o Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho sediou o I Encontro de Profissionais da Educação. Contando com a participação de profissionais de toda a Zona da Mata, o evento reuniu pessoas atuantes nas mais variadas áreas da educação; da limpeza e segurança até professores.
         Com a participação do secretário executivo-adjunto do Ministério da Educação - professor Francisco das Chagas Fernandes e da senadora Fátima Cleide (PT-RO), o evento teve como objetivo apresentar as novas diretrizes da Lei 12.014/2009, de autoria da senadora Fátima Cleide, sancionada pelo Presidente Luiz Inácio Lula da Silva no ultimo mês de agosto.
         Na ocasião Francisco das Chagas falou do Plano Nacional de Educação e da Lei 12.014, que torna os funcionários das escolas públicas, devidamente enquadrados em profissionais da Educação.
         De acordo com a Senadora, o debate foi bastante proveitoso, pois foi possível esclarecer as diretrizes da lei, bem como avaliar junto aos profissionais presentes o reflexo da nova regra no ambiente escolar. “A discussão contribuiu de forma considerável no tocante de informar os presentes sobre os novos passos visando maior valorização profissional destas pessoas, além disso, foi de grande importância no esclarecimento de dúvidas”, relatou a Senadora, que ao final agradeceu todo o empenho da Prefeitura de Rolim de Moura para a realização do Encontro.
         As atividades foram organizadas pela Secretaria Municipal de Educação, em parceria com o Conselho Municipal de Educação e com Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero). Profissionais de Alta Floresta D’Oeste, Alto Alegre dos Parecis, Nova Brasilândia, Novo Horizonte e Santa Luzia também participaram do Encontro.
         O projeto de Lei, alterou as Diretrizes e Bases da Educação, buscando definir quem são os trabalhadores de escola que podem ser considerados profissionais da educação.
Autor: Fabiana Cortez

3ª Sessão de Julgamento Urso Branco condena os três réus.


    Totalizando oito réus jugados, o Tribunal de Justiça de Rondônia setenciou mais três réus na tarde de quinta-feira, 13. Samuel Cavalcante Carvalho, Roberson dos Santos Carmo (Japão) e Marco Antônio Morais da Fonseca (Godói), foram condenados a 432 anos de prisão cada um.
    O Conselho julgou-os popular como autores do crime ocorrido em 1º de janeiro de 2002, na Casa de Detenção José Mário Alves da Silva - o Urso Branco.
    Desde que iniciou o julgamento dos 16 réus, apenas um foi absovido, trata-se de Cirço Santana da Silva, o Cirção.
    A defesa, mais uma vez, declarou que recorrerá pedindo a anulação do julgamento,. Onde consideram não satisfatórias o numero de provas para a condenação dos réus.
     No próximo dia 17, iniciará uma nova sessão, prevista para as 08:00h.
Confira o nome dos réus:
·         Ronaldo Freitas Pimentel; Gledistone Muniz da Silva, vulgo Mucambo; Rogério Barbosa do Nascimento, vulgo Gera.

O julgamento poderá ser acompanhado ao vivo pela internet, através do Site do TJ de Rondonia.

autor: Fabiana Cortez

quarta-feira, 12 de maio de 2010

CHACINA NO URSO BRANCO.

Pois bem, desde a semana passada os 16 acusados pela matança no Presídio Urso Branco estão sendo julgados. Até o momento, cinco penitenciários já foram jugados, quatro deles receberam cada um uma pena de quase 500 anos.
Será que eles cumprirão pelo menos 20 anos dessas penas?!?!...eis uma grande dúvida que fica vagando em minha mente.

Amanhã inicia uma nova Sessão, sendo a 3ª Sessão de julgamento.
Os réus são:
·         Marco Antônio Moraes da Fonseca, vulgo Godoi, brasileiro, nascido aos 16/10/1976.
·         Samuel Cavalcante Carvalho, brasileiro, nascido aos 12/12/1980.
·         Roberson dos Santos Carmo, vulgo Japão, brasileiro, nascido aos 09/10/1975.

Quem quiser acompanhar basta acessar o site do Tribunal de Justiça de Rondonia . O julgamento iniciará as 08:00h.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Tadinho do Ursinho!!!

Um urso negro invadiu um cemitério em Oxnard, na Califórnia, na terça-feira e acabou preso no alto de uma árvore.
Os bombeiros só conseguiram resgatar o animal de mais de 90 quilos horas depois de terem disparado vários dardos tranquilizantes.
O urso foi imobilizado com uma rede e entregue às autoridades especializadas em animais selvagens. Ele deve ser libertado no parque nacional da floresta de Los Padres.
O animal foi visto andando no bairro por volta de 2h, primeiro no estacionamento do Corpo de Bombeiros e depois trepando em uma árvore de um condomínio.
Em seguida, ele escalou o muro do cemitério e subiu em outra árvore, mesmo com pelo menos três dardos tranquilizantes espetados no couro.

Carro fica com a traseira pendurada a 24 metros de altura

Um motorista quase teve um destino sombrio ao estacionar seu carro em um shopping de Tulsa, em Oklahoma, nos EUA. Ele tentava estacionar sua Mercedes Classe C branca no sétimo andar do shopping quando seu pé ficou preso entre o pedal do freio e do acelerador. O resultado é este que você vê aí embaixo:
O carro acelerou, bateu na parede externa e ficou com parte da traseira do lado de fora do shopping, pendurado a mais de 24 metros de altura. O motorista, de 67 anos, que não teve o nome identificado, não ficou ferido. Uma motorista reclamou que o teto e as janelas de seu carro, estacionado no térreo, ficaram amassados com a queda dos destroços da parede.

terça-feira, 4 de maio de 2010

Novo Superintendente do RolimPrevi destaca a atuação no Conselho.

         Empossado no ultimo dia 12, no Gabinete do Palácio Senador Olavo Pires com a presença do Prefeito Municipal de Rolim de Moura, Tião Serraia, Raimundo Rufino - novo superintendente do Instituto de Previdência Social dos Servidores do Município de Rolim de Moura (ROLIMPREVI), está otimista com o trabalho que vem desempenhando e garante que continuará valorizando e respeitando as deliberações do Conselho.
         Com 23 dias no comando do Instituto, o mesmo se comprometeu à dar sequência ao trabalho de seu antecessor Marcelo Franskoviaki, recentemente transferido para a Secretaria Municipal de Fazenda. “Acredito que quando se trabalha com respeito e empenho os resultados positivos surgem, é por isso que desempenho minhas atividades junto ao órgão com transparência, clareza e  zelando, acima de tudo, pela instituição, uma vez que o órgão representa a segurança dos servidores municipais”, disse Rufino, completando: “Agora que já estabelecí um bom relacionamento com os membros do ROLIMPREVI venho me dedicando num trabalho em parceria com os poderes executivo e legislativo, além de suas autarquias”, finalizou.
         O Prefeito vê o novo titular com positividade. “Hoje o órgão está bem estruturado, graças ao bom trabalho já realizado anteriormente. Acredito no profissionalismo e na competência do novo superintendente, creio que fizemos a escolha certa”, afirmou Serraia.
         Morador de Rolim de Moura desde o ano de 1995, o Professor Raimundo, como é popularmente conhecido, formou-se em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba –UEPB. Em seu curriculum ainda há uma extensa lista de capacitação profissional, como uma Pós-Graduação em Mídias na Educação - pela Universidade Federal de Rondônia, além da Pós-Graduação em Tecnologia da Educação - pela PUC do Rio de Janeiro. Ao longo do tempo em que reside no município, ele tem atuado como professor nas mais conceituadas escolas da rede pública da Capital da Zona da Mata, desfrutando de uma considerável credibilidade junto à sociedade rolimourense.
         Sobre o Instituto: O ROLIMPREVI foi criado pela Lei nº. 678/94, de 24 de março de 1.994, destinando-se garantir os benefícios de aposentadoria aos servidores públicos do Município de Rolim de Moura e a seus dependentes. Atualmente o órgão atende mais de mil beneficiários de diversas categorias atuantes nos poderes Executivo e Legislativo Municipal.

Prefeitura Municipal de Rolim de Moura
Dep. De Comunicação Social

PARA DESCONTRAIR O DIA!

Por que nascem bebês RUIVOS?
 
 
[]
 

 
Depois do bebê nascer, o pai, aflito, foi falar com o obstetra.

 
"Doutor, estou muito preocupado porque a minha filha nasceu com cabelos ruivos. Não pode ser minha!"

 
"Que disparate!" disse o médico. "Mesmo que vc a sua mulher tenham cabelos pretos, pode ter cabelos ruivos nos genes da sua família."

 
"Não é possível!" insistiu o pai. "As nossas famílias têm cabelos pretos há gerações..."

 
"Bem," disse o médico "Com que frequência vc e a sua mulher praticam sexo?"

 
O homem, envergonhado, respondeu: "Este ano tenho andado cansado de trabalhar muito. Só fizemos amor uma ou duas vezes nos últimos meses..."
 
"Então, está explicado. É ferrugem!" disse o médico.

 
[]

CHEGA DE CORRUÇÃO!

A votação final da Ficha Limpa será em 24 horas!

Faltam menos de 44,217 assinaturas para conseguirmos 2 milhões de vozes unidas pela votação da maior lei anti-corrupção da história. Com a Ficha Limpa, candidatos corruptos serão barrados das eleições.

Uma entrega espetacular da petição está confirmada, porém precisamos conseguir os 2 milhões de nomes! Em poucas horas, nós poderemos marcar a história, tornando a Ficha Limpa lei. Não perca um segundo – veja o link para assinar – encaminhe este email, fale para todo mundo!

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

Nós sabemos que a nossa pressão está funcionando. Só de conseguir uma votação já é uma grande vitória, centenas de deputados receberam as nossas mensagens e telefonemas pedindo para não atrasar a votação.

Mas nós ainda não vencemos. A Lei Ficha Limpa irá remover muitos políticos (com condenações criminais) das eleições, impedindo-os de se eleger. Alguns deputados ainda estão comprometidos em lutar contra a Ficha Limpa. Nós temos que ser mais fortes – assine no link:

http://www.avaaz.org/po/brasil_ficha_limpa/?vl

Nós só temos 24 horas para recuperar a esperança na política que foi abafada por forças corruptas por tanto tempo neste país. Se trabalharmos juntos, faremos história – mas temos poucas horas – vamos passar a Ficha Limpa!

Ministro da Aquicultura e Pesca assina convênio de mais de meio milhão de reais para a conclusão do frigorífico de peixe em rolim de MOURA.

Na manhã do ultimo domingo, 02, o ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin, esteve em Rolim de Moura onde assinou um convênio entre a Prefeitura de Rolim de Moura e o Ministério da Pesca e Aquicultura, que beneficiará toda a cadeia produtiva de pescado da Zona da Mata. O Ato Oficial de assinatura do convênio aconteceu no Auditório do Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho.

O investimento que soma R$716 mil, conta com uma contrapartida do Município. O convênio assinado, no valor de R$684 mil, garantirá a adequação da Unidade de Beneficiamento do Pescado de Rolim de Moura, oferecendo melhores condições para um maior volume de pescado ao consumidor, garantindo mais qualidade nos produtos. Os recursos foram obtidos através de emendas da deputada federal Marinha Raupp e do senador, Valdir Raupp.

“Com uma capacidade de abate diário de quatro toneladas de peixe, diversas famílias de pescadores, bem como a comunidade em geral, serão beneficiados com o Frigorífico de Peixe, como é popularmente conhecido”, declarou o Secretário Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Osní Ortiz.

Conforme disse o Prefeito, Tião Serraia, a atividade deverá gerar mais empregos e renda nesta região. Peixes como o tambaqui, pirarucu, tilápia, entre outras espécies, serão abatidos no local. Transformados em almôndegas, filés, polpa, bem como comercializados na forma mais convencional - embalados e limpos, a idéia é que a produção seja distribuída em diversos estados brasileiros.

Idealizado em 2001, o Frigorífico de peixe já recebeu um investimento de pelo menos um milhão de reais em recursos públicos, sendo que R$450 mil vieram da antiga Secretaria de Pesca, hoje substituída pelo Ministério de Aquicultura e Pesca, para a aquisição dos equipamentos. Como precisa estar dentro dos parâmetros nacionais de qualidade e ainda ter o Selo de Inspeção Federal (SIF), o mesmo ficou impedido de funcionar. Segundo o secretário, a luta pela conclusão da Unidade de Beneficiamento vem desde o ano de 2006.

Diversas autoridades políticas participaram do evento, entre eles, o Senador Valdir Raupp e a Deputada Federal Marinha Raupp, que destacaram a importância do término da obra para o município. “Para nós é uma alegria muito grande ver que o nosso município vem crescendo de forma significativa. É uma honra fazer parte desta história e poder ajudar esta região em sua ascensão”, destacou o senador, responsável por uma quantia significativa de recursos destinados à Zona da Mata.

Durante a solenidade, Marinha Raupp se comprometeu, com o apoio de Gregolin, a empenhar um recurso para a compra de uma escavadeira hidráulica, tipo PC, e a entregá-la à Secretaria Municipal de Agricultura num prazo de 90 dias. A nova máquina ficará à disposição da piscicultura do município, segundo informou o prefeito.