Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Desfile das Escolas de Samba levanta RolimFolia

Últimos ajustes das Escolas de Samba, público a postos, jurados preparados para avaliar todos os quesitos. O Desfile das Escolas de Samba de Rolim de Moura, que aconteceu no ultimo domingo, trouxe mais uma vez para a Avenida João Pessoa um colorido especial e a presença maciça daqueles que valorizam uma das maiores manifestações populares do país – o Carnaval.
O desfile começou às 22h e a primeira a passar pela Avenida foi a Acadêmicos da Liberdade, levando três carros alegóricos. Na Comissão de Frente estava a representação da Deusa das Águas, vindo logo atrás o Carro Abre Alas denominado a grande Mãe Natureza. O enredo contou a história das grandes construções da Humanidade, apresentando algumas das belas edificações erguidas no planeta Terra, como as Pirâmides Miquerinos, Quéfren e Quéops, o segundo carro da Escola. O mestre Sala e o Porta Bandeira também contagiaram de alegria o público presente, vindo na sequência a ala da Civilização oriental, o carro Coliseu, a ala dos Espanhóis e dos Portugueses e uma das maiores riquezas brasileira ostentada pela fauna, a ala das araras que dava passagem ao carro que trouxe a réplica do Cristo Redentor, com cinco metros de altura. Toda a festa foi acompanhada por mais de 15 mil pessoas, que para poder assistir ao desfile procuraram no decorrer do percurso de 250 metros o melhor lugar para se acomodar.
De acordo com o presidente da Acadêmicos, José Santana Pacheco, apesar das dificuldades para realizar o desfile a Escola não hesitou em arregaçar as mangas para poder fazer algo inovador para trazer para avenida, no entanto repudiou a falta de iniciativa do município, que comprometido em repassar o recurso financeiro prometido para as Escolas, não cumpriu à tempo. “Hoje entramos na Avenida para trazer a alegria ao público, que assim como os membros das duas Escolas de Samba, admira o Carnaval, porque se dependêssemos da anseio do Executivo Municipal não estaríamos aqui, haja vista que até agora o dinheiro prometido para as agremiações não saiu”, desabafou.
Embora o fato tenha acontecido, a mágoa foi menor que o contentamento dos que participaram do desfile, bem como da população que deixou suas casas para poderem acompanhar a festa. A personal trainner Daniele Ramos, que mora em Rolim de Moura, disse que mais uma vez as Escolas se superaram com a evolução das fantasias e dos carros alegóricos e parabenizou os organizadores. “A gente sabe que eles trabalham com um prazo bem curto e com pouco dinheiro, e mesmo assim se dedicam de coração para manter viva a tradição do desfile. Sem dúvida arrasaram e estão de parabéns por mais uma vez trazer alegria ao Carnaval da cidade”, ressaltou.
Minutos depois da Acadêmicos deixar a Avenida João Pessoa, foi a vez da Falcões do Planalto ingressar no circuito levando parte da História do Vale do Guaporé. O Abre-Alas foi o símbolo da Escola – o Falcão, seguindo pelo Carro da Comunidade Quilombola, onde estava a Rainha dos Quilombos Tereza de Benguela, representada por Bebel Silva, da secretaria do Estado de Cultura, vinda de Porto Velho. Ela representou a primeira mulher chefe dos Quilombos, que apoiou a comunidade negra e indígena na resistência à escravidão por duas décadas, até 1770. O forte Príncipe da Beira também foi destaque por meio de uma réplica; a Fortaleza de domínio português marcou história e fez sucesso na avenida como um dos carros da Agremiação. O desfile foi encerrado com o grande barco representando a Festa do Divino – a devoção de um povo guerreiro mantida viva até os dias de hoje.
Para Bebel Silva, que pela primeira vez participou do desfile em Rolim de Moura, a participação popular foi uma surpresa. Feliz pelo convite, disse que o que falta para que o desfile seja melhor ainda é só mesmo um investimento maior das autoridades políticas. “A gente sempre ouvia falar do desfile, até porque só acontece em Porto Velho e em Rolim de Moura, mas nunca pensei que fosse tão bom assim. Há uma imensa participação do público que apóia e vibra na passagem da escola e para que isso se torne melhor só falta mesmo um apoio maior das autoridades políticas. Estou muito surpresa e grata por estar aqui; foi muito bom”, concluiu.
O desfile encerrou um pouco antes da uma hora da manhã, mas apesar de terminar tarde, encerrou com um número expressivo de foliões no circuito do Carnaval. Após o desfile a festa deu continuidade até as 04h, contando ainda com o Concurso de Blocos Carnavalescos, animação com DJ e apresentação de Bandas regionais.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura







1 comentários:

José de Arimatéa dos Santos disse...

Fabiana,
A cidade de Rolim de Moura está de parabéns pelo grande desfile das escolas de samba. E os carnavalescos pela a ousadia e garra por fazer e preservar uma das manifestações culturais(o carnaval) de uma forma bastante criativa e empolgante.

Postar um comentário