Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Centenário é exemplo de cidadania através do esporte

Educar com lazer, estimulando o desenvolvimento social de crianças e adolescentes tem sido o foco de um trabalho realizado no bairro Centenário com o futebol em evidência. Orgulho dos moradores, o campo de futebol, preservado e com gramas bem verdes, nasceu do sonho da comunidade em ter uma área de lazer, tornando-se foco de admiração dos demais bairros da cidade.
O local que um dia sediou uma serraria foi se transformando em um ambiente de lazer no decorrer de 20 anos, doado pelo seu antigo dono para a Associação Esporte Clube Centenário que o recebeu com muita gratidão. O que a comunidade não esperava era que um dia o campo seria tão bem cotado em Rolim de Moura a ponto de sediar o projeto social do SESI, que desenvolve a cidadania através do futebol.
O projeto atende mais de 200 crianças e adolescentes vindos de diversos cantos da cidade, cada turma duas vezes por semana, alimentando o sonho dos pequenos atletas de um dia quem sabe se transformar em um craque do futebol, mesmo que para isso seja preciso andar à pé ou de bicicleta embaixo do sol de quase 40° para chegar ao treino, como faz Gabriel dos Santos, 09, que se desloca do bairro São Cristovão – oposto ao Centenário para poder treinar nas horas adversas ao da escola. “Eu me sinto bem aqui porque tenho a chance de fazer o que eu gosto que é jogar bola, além de poder me entrosar com crianças de outros bairros; é bem legal”, conta o esportista atuante no ataque.
O que muitas vezes passa despercebido aos olhos de quem visita o bairro é que a área pertence aos moradores, que zelam  pelo ambiente como se fosse parte da sua casa, sempre preservando o campo limpo e bem cuidado, assim como os demais ambientes da Associação, que contem sala de reunião, barracão e até churrasqueiras para o momento de lazer.
De acordo com a moradora do bairro há mais de 20 anos, Marlene Lira, vizinha do campo, a única necessidade atual da Associação tem sido a iluminação do campo, mas que segundo a presidente do bairro – Lucí está prestes a ser resolvido, uma vez que recentemente foi anunciado por meio do Presidente da Assembléia, Deputado Valter Araújo, uma emenda que solucionará o problema. O bairro Centenário é um dos mais antigos do município e está localizado na região leste de Rolim de Moura.




Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário