Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Preconceito é tema de Conferência

Um público de aproximadamente 70 pessoas acompanhou no decorrer do dia de ontem (19-09) a 1ª Conferência Regional LGBT (Lésbicas, Gay, Bissexuais e Transexuais) que ocorreu no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho, para tratar sobre a discriminação e os anseios do grupo.
A conferência reuniu pessoas de sete municípios, Rolim de Moura, Santa Luzia D’Oeste, Nova Brasilândia D’Oeste, Castanheiras, Alto Alegre dos Parecis, Novo Horizonte D’Oeste e Alta Floresta D’Oeste, que enfatizaram o preconceito como o principal desafio a ser superado pela sociedade.
Segundo o representante da comunidade LGBT de Castanheiras, Ademilson Vieira, esperava-se que um numero maior de interessados estivessem presentes na Conferência, para que realmente fosse discutido por quem mais enfrenta os preconceitos perante a sociedade. “Mesmo com as campanhas e os debates sobre a homossexualidade pregados pelo mundo afora continuamos sendo vítimas de nós mesmos, que com o medo de julgamento social deixamos de nos expressar, vivendo superficialmente, algo bastante visível neste dia, em que poucos interessados vieram lutar por seus direitos”, relatou Ademilson.
O tema foi levado à contenda com o apoio da professora de filosofia Denise Limeira, que se deslocou de Porto Velho para debater o assunto, enfatizando a comunidade LGBT e o conceito social. “Se a comunidade anseia melhorias e igualdade social é necessário que haja discussões com vistas ao entendimento e um acordo em comum”, concluiu.
Na Conferência, membros da comunidade LGBT e de secretarias de Assistência Social dos municípios participantes discutiram as maiores dificuldades enfrentadas pela classe, elaborando propostas que vão ao encontro com os anseios dos participantes. Com o apoio dos presentes, a Conferência promoveu discussões sobre o tema central denominado “Por um país livre da pobreza e da discriminação: promovendo a cidadania de lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais”, que permitiu a análise do contexto e um diagnóstico das políticas públicas destinadas ao enfrentamento das vulnerabilidades humanas para a formulação de um plano regional a ser defendido na etapa estadual, visando a promoção da cidadania.
Após uma pausa para o almoço, o encontro foi retomado, sendo finalizado com a eleição dos delegados que representarão a região na etapa estadual atribuída ao tema.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário