Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Protesto contra reitoria da UNIR ganha força pelas ruas

Acadêmicos e Professores da Universidade Federal de Rondônia ganharam novos aliados em mais uma manifestação pelas ruas de Rolim de Moura no início desta semana. Agora, com o apoio de estudantes secundaristas, eles entoavam em coro gritos de repúdio contra o atual reitor – Januário Amaral.
A manifestação teve início por volta das 16h da ultima segunda-feira, 26, com numero maior de faixas com frases de repúdio aos caos instalado em quase todos os Campi da UNIR no estado de Rondônia. Desta vez até um acadêmico travestido de reitor, com uma coroa na cabeça e varias cédulas falsas de R$100 aderidos ao corpo esteve presente, fazendo encenações teatrais que prendiam a atenção de todos que trafegavam pela região central do município.
Com o auxilio de um microfone e um trio elétrico, membros do protesto pacífico desabafaram expondo os problemas que os seis cursos de graduação do Campus de Rolim de Moura tem enfrentado nos últimos anos. “Basta de promessas e mentiras, não suportaremos mais ser omissos, não vamos mais aceitar a falta de democracia. Enquanto o reitor fica viajando para o exterior com verbas públicas nós somos obrigados a conviver com cursos sem estrutura alguma e professores sem condições de trabalho. Queremos estudar c om dignidade”, desabafou a acadêmica do terceiro período de história, Nayara Lima, 19 anos.
Segundo um dos membros da Comissão de Greve, há 11 anos professora da UNIR, Marilsa Miranda, há alguns dias uma caravana de Rolim de Moura partiu para a Capital em busca de uma audiência com Januário Amaral, que não chegou acontecer, uma vez que o reitor se negou a conversar com todo o comando de greve, determinando a presença de apenas cinco membros, imposição negada pelo grupo. “Nosso Campus é composto por vários alunos e professores e não aceitaremos mais ceder às vontades desse homem que desde 2008 só tem prometido. O que nós professores, juntamente com os alunos, queremos não é aumento salarial e sim melhorias por uma educação de qualidade. Essa crise de gestão instalada na UNIR só terá fim quando esse reitor sair; diante de uma série de irregularidades será que o Governo Federal não vê que do jeito que está não dá para continuar”, indagou a professora, exigindo do MEC uma visita ao município, para analisar e solucionar o problema. “Não vamos mais negociar com a reitoria, agora queremos conversar diretamente com o MEC”, complementou.
Em uma altura das manifestações, o grupo iniciou uma passeata pelas ruas e avenidas principais do município expressando em uma só voz – “É greve geral, abaixo reitor Januário Amaral; Fora Januário, fora reitor”; em outros momentos eles também anunciavam a ressurgimento dos movimentos estudantis – “Cresce por todo o Brasil o novo Movimento Popular Estudantil” – gritos que comoviam quem acompanhava a manifestação, encerrada por volta das 18h.
COMISSÃO DE PORTO VELHO SE REUNE COM PROFESSORES
Na ultima terça-feira, 28, mais um dia de manifestações marcou o decorrer dos quase 15 dias de greve no Campus, onde acadêmicos preocupados com uma possível represália da comissão de Porto Velho, que conversava em portas fechadas com professores no Campus, gerou ainda mais revolta nos acadêmicos que sem saber o que se tratava decidiram impedir que a reunião acontecesse. Apreensivos eles não arredaram os pés da instituição até o término do encontro.
Os estudantes só se acalmaram quando soube que a reunião se tratava de um plano de saúde, conforme foi informado pelo coordenador de qualidade de vida e saúde do servidor, Junior Siqueira, assunto confirmado pelo professor Zairo Carlos, que participou da reunião negando que o encontro pudesse ter a intenção de influenciar os professores do movimento grevista a encerrar a paralisação.
Segundo os professores a greve deve continuar por tempo indeterminado, até que realmente ocorra uma negociação sólida acerca da ata de reivindicações.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura










2 comentários:

Anônimo disse...

gostei de sua cobertura, obrigado . espero que nossa sociedade veja a verdade em que se esta tornado nossa educação publica.

Anônimo disse...

Parabéns aos estudantes de Rolim, vamos manter a UNIÃO galera, juntos vamos derrubar esse REItor!!

Postar um comentário