Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

terça-feira, 1 de novembro de 2011

Vandalismo em Cemitério provoca insatisfação

Com a aproximação do dia dos Finados, a visitação no cemitério municipal São José, em Rolim de Moura, tem aumentado e junto com isso a indignação das pessoas que têm familiares e amigos enterrados no local também. Segundo eles, a falta de segurança no local tem facilitado à ação de vândalos.
Segundo Cleonice Marina da Silva, 39 anos, foi difícil não expressar a mágoa na ultima sexta-feira, 28, ao chegar ao cemitério para arrumar o túmulo da sua mãe, falecida há três anos, deparando-se com a porta de vidro do jazigo totalmente destruída. “É totalmente chocante saber que nem aqui é possível encontrar a paz. A gente investe pra deixar um local bonito em homenagem à minha mãe e aí de repente chegamos aqui para limpar e encontramos o local destruído”, desabafa revoltada.
Cleonice disse que essa foi a primeira vez que ela e seus irmãos enfrentam a situação, mas de acordo com ela, um jazigo bem próximo do deles também foi depredado e furtado há algum tempo, sendo levado um capacete do local. “É constrangedor ser obrigado a colocar grades de segurança até num túmulo, como fez a família ao lado. Isso deve acabar”, arrebatou. Segundo ela, a família ainda tentou um contato com o prefeito Tião Serraia, em busca de providência sobre o episódio, entretanto o mesmo os mandou procurar o secretário municipal de Obras, que não foi localizado para prestar qualquer informação.
Além do túmulo da mãe de Cleonice, bastou andar um pouco entre os sepulcros para se deparar com diversos deles quebrados ou depredados, em alguns casos até desaparecendo objetos e placas de bronze.
De acordo com os responsáveis em zelar pelo local, acontece que durante a noite falta segurança e a iluminação é bastante precária, facilitando a entrada de vândalos. No cemitério, parte é murada, já a outra contém uma cerca de madeira que auxilia o acesso.
Com relação à limpeza dos passeios internos, o local está preservado, uma vez que na ultima semana a prefeitura Municipal enviou servidores da secretaria de Obras e Serviços Públicos para a manutenção em virtude do próprio feriado que se aproxima. Mas de acordo com alguns moradores da região, nos demais dias do ano o local carece de limpeza, provocando temor à vizinhança, que por vezes já presenciou atos ilícitos, conforme narrou M.C.N., 29 anos, que por precaução preferiu o anonimato.
Localizado no bairro Planalto, entre a Rua Barão de Melgaço e a Avenida Morumbi, o Cemitério São José contem uma média 30 mil túmulos, distribuídos num terreno com aproximadamente 250 metros de largura por 400 metros de comprimento.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura




0 comentários:

Postar um comentário