Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sábado, 20 de agosto de 2011

Acordes da Amazônia leva música orquestrada




Uma noite cultural, por meio da apresentação da Musica Popular Brasileira orquestrada, marcou a população de Rolim de Moura na ultima quinta-feira, que prestigiou no Teatro Municipal Francisca Verônica de Carvalho o projeto Acordes da Amazônia, por meio do Quarteto de Cordas Arcos da Amazônia. Para assistir ao concerto bastava levar um produto de limpeza ou higiene pessoal, destinados a duas Instituições de caridade do município.
Mais que apenas uma orquestra, o maestro Rafael Fontinele, juntamente com o grupo, proporcionou à plateia, formada por estudantes, educadores, empresários e autoridades públicas, a oportunidade de conhecer um pouco mais dos instrumentos utilizados pelo quarteto e os sons emitidos individualmente por cada um deles, algo distinto em apresentações orquestradas. “Na verdade foi uma forma didática que desenvolvemos para despertar nas pessoas o interesse pela música orquestrada. Sentir a interação do público, é sem dúvida nosso maior presente”, disse o maestro, no encerramento da apresentação, bastante aplaudido e elogiado por quem acompanhou o concerto. O quarteto é composto pelos músicos Rafael Fontinele, Rodolfo Fontinele, Laudinéia Souza e Jaqueline Azevedo.
Entre as canções tocadas estavam: A casa – de Toquinho, Romaria – Renato Teixeira, Eu sei que vou te amar – Tom Jobim, Assum Preto – Luiz Gonzaga, Trenzinho Caipira – Heitor Villa Lobos e Trem das Onze – Adoniram Barbosa.
Esta é a terceira apresentação do projeto, afiançado pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, por meio do Banco da Amazônia, e idealizado pela pedagoga Ivone Kerber, em conjunto com a Associação das Famílias, Educadores e Educandos de Rolim de Moura (Afeerm) e o Quarteto de Cordas Arcos da Amazônia – dirigida pelo maestro Rafael Fontinele, de Ji-Paraná, que já estiveram em Nova Brasilândia D’Oeste e em Alto Alegre dos Parecis, aproximando a população do interior de Rondônia de atividades culturais bastante apreciadas em grandes centros. “É incrível como a nossa região é carente de concertos musicais como os levados ao público nesta noite, sendo assim, elaboramos um projeto que pudesse aproximar a população desse fantástico mundo musical, resgatando a música popular brasileira de uma forma singular – orquestrada. Certamente, foi uma apresentação inesquecível aos que acompanharam a exposição do quarteto, que apresentou um repertório rico em canções que marcaram épocas”, enalteceu Ivone.
O concerto cultural Acordes da Amazônia terá outras duas apresentações no Estado, sendo a próxima no dia 25 de agosto, em Alta Floresta D’Oeste, e a conclusão em Porto Velho, em 22 de setembro de 2011.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura





0 comentários:

Postar um comentário