Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Fogo destrói 10 hectares de vegetação

Por pouco um incêndio florestal com princípio duvidoso quase queimou a vegetação nativa de uma propriedade rural, localizada na Linha 196, km 08, lado Norte, em Rolim de Moura, que destruiu na tarde de quarta-feira cerca de 10 hectares de vegetação. A queima só não tomou proporção maior porque o Corpo de Bombeiros foi acionado para conter as chamas.
Com a ajuda de cinco bombeiros e quatro voluntários, a equipe iniciou o combate ao incêndio por volta das 11h utilizando bombas costais, uma vez que o local não oferecia condições de acesso ao veículo ABT, de combate a incêndio; como o fogo tomava proporções cada vez mais preocupantes, haja vista que a vegetação aumentava conforme o fogo avançava, o comandante do Corpo de Bombeiros decidiu solicitar o apoio da secretaria Municipal de Obras, que enviou rapidamente um trator e um caminhão tanque para auxiliar na ação.
Com o auxílio do trator, que abria a passagem para a locomoção da viatura de combate as chamas ao local da ocorrência os trabalhos ganharam força, conseguindo impedir rapidamente que o fogo avançasse pela fundiária e pelas propriedades vizinhas.
De acordo com o proprietário da Fazenda atingida, Cornélio Pereira dos Santos, o mesmo se deslocou ao local após avistar uma nuvem de fumaça, constatando que se tratava de um incêndio florestal próxima a sua área. Segundo ele, esta não é a primeira vez que presencia um incêndio em sua propriedade, contudo temeu que o fogo se alastrasse atingindo moradias. “Fiquei assustado quando vi a degradação e tive medo que o fogo alcançasse a residência de um casal de idosos. Tenho propriedade aqui há 26 anos e infelizmente já presenciei outras queimadas na região, principalmente nesse período que chove pouco. Por sorte tivemos o apoio do Corpo de Bombeiros, que executou um brilhante trabalho, impedindo que o fogo se alastrasse nas casas próximas e na minha fundiária”, conta Cornélio, que informou ao Diário acreditar que o fogo tenha sido causado por um vizinhou, depois de atear fogo numa área de plantação de cana.
Segundo o Comandante do Corpo de Bombeiros, Tenente Trevisoli, esta é a segunda vez em menos de um mês que a unidade se desloca a uma ocorrência de incêndio florestal no município. Por sorte, a informação chegou a tempo de evitar que o fato tomasse grandes proporções, como ocorreu no ultimo dia 15, quando cerca de 50 hectares de pasto foram consumidos pelas chamas na RO 010, entre as Linhas 180 e 176. “Infelizmente na primeira ocorrência o nosso veículo de combate a incêndio estava com problemas técnicos, dificultando a ação do Corpo de Bombeiros, entretanto, desta vez nossa equipe obteve êxito na ação, que deteve rapidamente as chamas”, informou.
Após a ocorrência, o comandante do Corpo de Bombeiros de Rolim de Moura deixou um recado para a população, para que tenha mais precaução ao atear fogo em pastagem ou em terrenos baldios, haja vista que a baixa umidade do ar tem sido um grande agravante em ocorrências de incêndio.
Fabiana Cortez/Diário da Amazônia/ Rolim de Moura



0 comentários:

Postar um comentário