Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Falta água em Rolim de Moura

Um problema natural da baixa do nível de água do igarapé D’Alincourt, único canal de captação de água da Caerd em Rolim de Moura, tem gerado sérios problemas no abastecimento de água no município. Em algumas regiões falta água há cinco dias, provocando uma série de reclamações.
Conforme declarações da moradora do Bairro Boa Esperança, Sonia Maria Xavier, 46 anos, ela e os vizinhos têm sofrido com a falta de abastecimento de água desde o ultimo sábado. “Para driblar o problema, a alternativa foi buscar água com um galão no sítio para atender ao menos as necessidades básicas. Já o banho tem sido de caneco”, contou.
Segundo o marido de Sonia, o comerciante José Moraes Xavier, o problema deles só não foi maior porque na casa há duas caixas d’água, totalizando um reservatório de três mil litros, o que garantiu água à família por um tempo há mais.
A mesma sorte não foi registrada na casa de Terezinha Dias, onde a água do reservatório se esgotou no ultimo domingo, resultando em uma pia repleta de louça suja, calçadas totalmente empoeiradas e um acúmulo de roupas para lavar, retratou.
Escola é obrigada a dispensar alunos
No bairro Bom Jardim, a falta de abastecimento resultou na suspensão das aulas na ultima segunda-feira, 03, porque não havia condições de manter os alunos na escola, reflexo do forte calor e da falta de água para conter a sede. O problema tem sido acompanhado em diversos bairros da cidade.
CAERD esclarece a causa
De acordo com a analista de sistema da CAERD, Nilva Linhares, como o fato não se trata de um problema técnico, mas sim uma causa natural, restou à empresa conduzir a captação de água de forma cautelosa, visando o não agravamento da situação, que só será minimizada após a retomada das chuvas na região. “Para conter os problemas, a CAERD tem ligado a bomba de captação a cada duas horas, sendo esta uma forma cautelosa para não prejudicar o meio ambiente, evitando a falta de oxigênio na extensão do igarapé D’Alincourt e a morte de peixes”, esclareceu a analista.
Com relação a falta de abastecimento em algumas áreas da cidade, Nilva esclareceu que a contenção na captação tem dificultado a pressão da água, que perde a força conforme o nível do bairro dificultando a chegada nas caixas d’águas instaladas no alto. Ela informou que as poucas alternativas é ter um reservatório no chão para a captação da água enviada pela rede de distribuição.
Ela disse ainda que a Companhia já contatou a equipe de Porto Velho para que venham até o município visando a implantação de um novo canal de captação, contudo não se aprofundou sobre o assunto.
Nesta terça-feira, 04, a gerente de negócios da CAERD em Rolim de Moura, Neuza Gomes, percorreu o leito do D’Alincourt, na companhia de técnicos da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Ambiental (Sedam) e do IBAMA para analisar as condições do rio. Segundo ela não há outra opção imediata senão aguardar a solução natural – a chuva.
Hoje o igarapé D’Alincourt é o único canal de captação de água que atende Rolim de Moura, município com quase 51 mil habitantes. Normalmente a vazão de água é de 10 milhões de litros por dia, mas há 15 dias, com a baixa no nível do igarapé a produção diminuiu 40%, entorno de 90 litros por segundo.
Para evitar que a baixa no abastecimento se agrave ainda mais os técnicos da CAERD alertam a população sobre o uso consciente da água, evitando o desperdício ao lavar calçadas, tomar banho, lavar louças e roupas e assim por diante.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

1 comentários:

Anônimo disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Postar um comentário