Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Seu Canal de Notícias no Cone Sul de Rondônia

Pages

quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Hemocentro lança campanha de doação

Preocupados com o atual nível de bolsas de sangue no estoque, a Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue de Rolim de Moura iniciou nesta semana uma nova Campanha em busca de doadores dispostos a ajudar quem necessita de transfusão.
De acordo com a enfermeira chefe da Unidade de Rolim de Moura, Delosenar Morais, geralmente cerca de 200 bolsas de sangue são mensalmente coletadas no município, quantia que em algumas vezes é insuficiente para atender os mais de 10 municípios da Zona da Mata.
A Fundação Hemeron deixa claro que qualquer pessoa acima de 18 anos e abaixo de 65 pode comparecer ao banco de sangue e fazer este ato de solidariedade, contudo é importante que o doador ou doadora se enquadre em alguns requisitos quanto ao peso e condições de saúde.
Para ser voluntário, é preciso ter mais de 50 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado e apresentar um documento de identidade com foto, além disso, há uma triagem onde o candidato a doador responderá alguns questionamentos. Os homens podem fazer a doação de três em três meses, já as mulheres deve respeitar o intervalo de quatro meses entre cada doação.
Para Maria Dulce, 43, moradora da Zona Rural, o ato de doação já acontece desde jovem, porque carrega consigo a importância da contribuição com a singular intenção de doar vida a quem necessita. “Cada bolsa pode significar a resgate da vida de uma pessoa e se temos condições de ajudar assim devemos fazer. Hoje pode ser um desconhecido necessitando de sangue, mas amanhã pode ser um de nós ou um familiar”, destacou a doadora.
Entre os sangues considerados mais raros no estoque, a enfermeira Delosenar destaca o tipo negativo, contudo não descarta a precisão de qualquer tipo sanguíneo, enfatizando que mais que uma doação de sangue, o ato significa doação de amor.
Em Rolim de Moura, o Banco de Sangue atende das 07h30min às 17h e está localizado na Avenida Cuiabá, bairro Planalto, ao lado do Hospital Municipal.
Fabiana Cortez/ Diário da Amazônia/ Rolim de Moura

0 comentários:

Postar um comentário